Baunilha do Cerrado: a joia de Goiás

Baunilha do Cerrado: a joia de Goiás

A baunilha do Cerrado – “Quando você abre ela, é que tá a riqueza toda. São esses pontinhos, essas sementes, esses pontos negros, que tem todo o aroma e sabor dela.”

A baunilha do Cerrado, também conhecida como “baunilha banana” é grande, volumosa e com perfume muito agradável. A Baunilha do Cerrado é colhida madura e passa um bom tempo no processo de secagem e maturação para chegar nas favas pretas e adocicadas.

O processo de colhimento ainda madura foi a forma encontrada pelos moradores locais de garantir que a especiaria seja encontrada na natureza, já que pelo seu aroma e sabor, ela é um grande atrativo e faz parte da alimentação de diversos animais do cerrado, como pássaros e macacos.

Confira a história completa da baunilha do serrado e veja a receita de um delicioso manjar clicando aqui.

Assista o vídeo sobre a baunilha do Cerrado:

——–
O projeto Fartura – Comidas do Brasil, a maior plataforma de gastronomia do país, tem como missão conectar os elos dessa cadeia e compartilhar conhecimento. E tudo começa com as Expedições Fartura, viagens de pesquisa que já percorreram mais de 77 mil km em todos os estados brasileiros até 2019. São durante as expedições que nossa curadoria gastronômica descobre personagens, histórias e ingredientes por todo o país. Esse conhecimento é compartilhado com o público por meio de vídeos, livros, posts de blog, redes sociais e programetes de rádio.