Belo Horizonte é eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

Belo Horizonte é eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

A culinária mineira deu um passo importantíssimo nessa quarta-feira (30). Isso porque Belo Horizonte foi reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. O título coloca a capital em um patamar de destaque no mundo quando o assunto é comida! Na lista de cidades com a mesma premiação figuram Bergamo, na Itália; Arequipa, no Peru; Yangzhou, na China, entre outras.

Apenas 21 cidades no mundo haviam sido reconhecidas por sua culinária pela Unesco, como Parma, na Itália, e San Antonio, nos Estados Unidos. O Brasil tem quatro títulos da entidade na modalidade gastronômica: Belém, Florianópolis, Paraty e, agora, Belo Horizonte se tornou oficialmente a Cidade Criativa da Gastronomia.

O grande número de eventos e festivais na cidade, a cultura dos botecos e os esforços das entidades de classe e do poder público para a criação de políticas públicas voltadas para a gastronomia mineira têm fomentado o setor que é parte tradicional e essencial da cultura local.

De acordo com o Ministério do Turismo, hoje, a gastronomia responde por quase 40% dos empregos na economia criativa de Belo Horizonte, com mais de 21 mil pessoas formalmente empregadas. Segundo a Abrasel-MG, o setor movimenta 4,5 bilhões de reais por ano, considerando as suas 45.662 empresas do setor de alimentos, das quais 18.699 são bares e restaurantes, distribuídos em mais de 10 polos gastronômicos.

Rodrigo Ferraz, diretor do projeto Fartura – Comidas do Brasil, que tem sede em Belo Horizonte, reforça a importância desse reconhecimento para que o tema se mantenha na pauta municipal, estadual e nacional. A equipe da plataforma de gastronomia ajudou no processo de elaboração dos documentos para formalização da candidatura não só de BH mas também de Tiradentes, na ocasião que a cidade histórica foi candidata ao título.