Ser sustentável a partir de hoje é possível (e é uma necessidade)!

Ser sustentável a partir de hoje é possível (e é uma necessidade)!

Colaborar com o planeta é uma obrigação de todos nós, principalmente diante de todas as mudanças climáticas e sociais que estão acontecendo. E apesar de ser uma grande tarefa, começa com pequenos passos e trocas inteligentes no dia a dia. Para te ajudar a viver uma vida mais sustentável e amiga do planeta, preparamos algumas dicas.

Reduza o plástico e o papel
Já pensou em utilizar uma sacola reutilizável para fazer compras? É uma ótima opção para quem está começando a fazer essa mudança. Troque todas as sacolinhas de plástico de supermercado por sacola reutilizável. E, se estiver mais disposição, troque os saquinhos de plástico do sacolão por sacolas-redes para frutas, hortaliças e legumes.

Repense o armazenamento da comida
O mais comum é utilizar potes de plástico para guardar comida, certo? O mais comum nem sempre é o ideal. Os potes de plásticos podem transferir à comida substâncias tóxicas, associadas ao desenvolvimento de doenças. Por isso, a melhor saída para o armazenamento de alimentos são os potes de vidro.

Recicle desde o princípio
Observe todo seu lixo produzido com um olhar mais crítico. Separe o lixo reciclável e analise todo seu consumo. Uma dica que pode fazer parte dessa análise, é o saco de lixo do banheiro. Muita gente ainda tem a ideia de que lixo do banheiro deve ser de plástico, mas você pode reciclar jornal impresso ou revistas e fazer dobraduras para substituir, ou até mesmo, saco de pão. Vá mudando aos poucos, até se tornar um hábito e ser uma atitude consciente.