Cinco pratos que são uma verdadeira viagem pelo Brasil

Cinco pratos que são uma verdadeira viagem pelo Brasil

Comer é uma forma de viajar, não é mesmo? Não há maneira mais autêntica (e gostosa) de conhecer uma cultura que pela sua gastronomia. O Fartura – Comidas do Brasil roda o país em busca de sabores e saberes de diversos povos e, a cada expedição, voltamos cheios de histórias e receitas na bagagem. Que tal viajar pelo Brasil por meio dessas receitas? Em nossos livros levamos diversas receitas e contamos a história por trás de cada uma, mas selecionamos aqui cinco delas (uma de cada região do país) para que a gente possa fazer, juntos, essa viagem de norte a sul.

REGIÃO NORDESTE
CALDO DE SURURU – ALAGOAS
O processo do Caldo de Sururu começa na Lagoa Mandaú, com os pescadores locais, como o João Búia que nos explica como funciona: o Sururu vive na água, mais precisamente na lama, ele é lavado e entregue para as mulheres da vila. Com elas, o Sururu é lavado novamente, cozido e descascado para ser entregue no Mercado da Produção. No Mercado, o chef Wanderson Medeiros do Restaurante Picuí explica sobre a importância de uma boa procedência do Sururu. E por fim, o caldo é feito no Bar Massagueirinha.

REGIÃO NORTE
CHAMBARI – TOCANTINS
Em Palmas, no Tocantins, a tradição é comer Chambari no café da manhã. Por isso, o cozinheiro Sebastião dos Reis e sua esposa, abriram um carrinho de Chambari ao lado de sua casa. O ponto ficou famoso e pessoas de toda a região passam por aí para experimentar o prato que é feito durante toda a madrugada. Para completar o prato: conserva de pimenta feita pelo próprio Sebastião, arroz, farinha de mandioca e cheiro verde.

REGIÃO SUDESTE
BISCOITOS ARTESANAIS DE SÃO TIAGO – MINAS GERAIS
Os biscoitos Mineirisses de São Tiago são frutos das receitas das tias e avós da região. O empresário Alexandre Nunes, nos conta da origem das quitandas e como aliou a tecnologia sem perder o tradicionalismo da receita.. Com mais de 40 variedades de biscoitos, são produzidos 200 quilos de biscoito por dia.

REGIÃO CENTRO-OESTE
PUCHERO – MATO GROSSO DO SUL
O chef Paulo Machado nos conta como o prato Puchero chega no Brasil e a sua influência no cardápio local, sendo inserido no cotidiano mato-grossense através dos paraguaios e bolivianos. O prato tem como guarnição a mandioca e é feito a partir do espinhaço do boi. O chef ensina como é feito o prato que também tem como ingredientes legumes, caldos e especiarias.

REGIÃO SUL
CUCA – SANTA CATARINA
A cozinheira Hanna Lora Dahlke é a filha mais nova da família, aprendeu a cozinhar por ser a única que ficava em casa, depois que toda família ia pra roça trabalhar. Descendente de alemão, depois de casada Hanna começou a levar suas famosas cucas para eventos da igreja, encontro com amigos e família. Depois que se profissionalizou, faz parte de eventos e feiras todos os finais de semana. Suas cucas são assadas em forno à lenha e possuem diversos sabores, inclusive os mais conhecidos: banana com farofa e queijinho de nata.