Paula Zimbres Trio

Paula Zimbres Trio

Sábado – 23/10/2021 a partir das 14h40 no youtube.com/farturabrasil

Paula Zimbres é contrabaixista, compositora e cantora. Natural de Brasília, lançou dois discos solo inteiramente autorais: Água Forte (2012), produzido por André Mehmari; e Moinho (2017), produzido pela própria Paula. Além de atuar como instrumentista em diversas formações de música instrumental e música brasileira, Paula tem se aproximado mais recentemente do universo da canção, musicando poemas e interpretando músicas de mestres como Milton Nascimento, Egberto Gismonti e Gilberto Gil.

Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, Paula procurou desenvolver um repertório que
pudesse executar sozinha, apenas com baixo e voz. O resultado dessas explorações foi registrado no EP Paula Zimbres Baixo e
Voz, incluindo temas de Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Tom Jobim, entre outros, lançado em maio de 2021 nas plataformas digitais.

Paula é bacharel em Composição Musical e mestre em Musicologia, ambos pela Universidade de Brasília, onde desenvolveu pesquisa sobre a influência da música erudita na música popular instrumental brasileira, viés que norteia também seu trabalho composicional. Iniciou em 2021 o doutorado em música na Unicamp.

No show Paula Zimbres Trio, o repertório dos dois álbuns de Paula (Água Forte e Moinho) é apresentado com os músicos Cairo Vitor (violão e guitarra) e Renato Galvão (bateria) – a mesma formação que gravou o álbum Moinho. O resultado é um passeio por diferentes atmosferas e paisagens sonoras, mesclando a música brasileira e o jazz, a música instrumental e a canção, em improvisos e arranjos de grande expressividade. Paula se divide entre o baixo elétrico, a voz e o piano, trazendo, além de suas composições, interpretações muito pessoais de canções de grandes faróis da música brasileira.