Temporada Fartura – Gastronomia do Brasil marca presença em Lisboa no dia 16/11

O evento conta com jantar especial elaborado pelos chefs Caetano Sobrinho e Hugo Cortez e celebra a parceria entre os dois países. 

Temporada Fartura – Gastronomia do Brasil marca presença em Lisboa no dia 16/11

Foto de capa: João Alkmim

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil realiza, de 8 a 27 de novembro, a Temporada Fartura. Com eventos e ações em todas as regiões brasileiras e também na Europa.

Em Portugal, o Fartura marca presença novamente em Lisboa, no dia 16 de novembro, para celebrar a parceria com a “Associação Portugal Brasil 200 anos” e com a “Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira”. ECom o objetivo de aproximar os dois países por meio da gastronomia, da cultura e da geração de negócios, as três instituições realizarão, em 2023 em Coimbra, o Festival Viver Portugal & Brasil.

Um jantar especial está programado para firmar esta parceria, no Cícero Bistrô e conta com a presença de autoridades e empresários portugueses e brasileiros. O chef brasileiro Caetano Sobrinho e o chef português Hugo Cortez desenvolveram um menu especial a quatro mãos para receber os convidados.

“Temos a gastronomia como causa e isso ultrapassa o território brasileiro. Desde 2017 estamos presentes em Portugal com o intuito de mostrar a riqueza da gastronomia brasileira e estreitar os laços culturais e econômicos, além de proporcionar novas oportunidades de negócios para empreendedores e produtores. Desta vez, temos a honra de celebrar essa valiosa parceria e inaugurar um belo projeto para o ano que vem”, explica o diretor da plataforma, Rodrigo Ferraz.

Diretor do Fartura Gastronomia do Brasil – Rodrigo Ferraz | Foto: Thiago Morandi

Preparado a quatro mãos, o menu de cinco tempos apresenta alguns dos sabores brasileiros e portugueses, que conversam entre si a tornam a experiência ainda mais especial. A entrada é composta de polvo grelhado com purê de moqueca e farofa crocante de coco; já o primeiro prato é bacalhau com Salada de Feijões Brasileiros e Tucupi; enquanto o segundo é bochecha de porco com Lentilhas e Embutidos Portugueses, Coalhada Seca e Especiarias. A pré-sobremesa conta com queijos portugueses e doces mineiros. O jantar é finalizado com a tradicional “pêra bêbada”.

Sobre os chefs

Caetano Sobrinho é formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e tem passagem pela Itália, onde estudou no ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners e trabalhou no restaurante Piccolo Lago (duas estrelas Michelin), na região do Piemonte. Atuou no restaurante A Favorita, onde recebeu o prêmio de melhor cozinha variada. Atualmente é proprietário e chef do restaurante Caê e do bar Timbuca, ambos em Belo Horizonte, no Brasil.

O chef Hugo Cortez tem longa experiência em cozinhas com técnicas francesas, como a do restaurante Eleven, além do espaço de Henrique Sá Pessoa, locais onde trabalhou. Atualmente está à frente do Cícero Bistrot, que aborda a relação do célebre pintor Cícero Dias com as cidades onde viveu, Paris-Lisboa-Recife, e traz um diálogo entre a culinária de autor e os ingredientes luso-brasileiros.