Descubra pratos regionais que são tradição, na Ceia de Natal, em cada região do país

Frango caipira? Pirarucu? Calda de Rapadura? Tem isso e muito mais!

Descubra pratos regionais que são tradição, na Ceia de Natal, em cada região do país

Num país tão rico em ingredientes e influências regionais diferentes, a ceia de Natal de cada cantinho do Brasil é uma viagem de sabores. Na Amazônia, local onde mais se consome peixe no país – com aproximadamente 28 kg per capita por ano, o peixe ganha destaque à mesa!

Um dos principais pescados da região é o pirarucu, o maior da Bacia Amazônica, que pode atingir 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Seu nome vem da língua tupí e que dizer “peixe (pirá) vermelho (urucum)”, por causa da cor da cauda. Possui uma carne extremamente saborosa e pode ser preparado de diversas formas, utilizando, inclusive, a sua carcaça para fazer caldos.

Do norte para o nordeste do Brasil, a ceia de Natal por lá é bem diferente! Na mesa encontramos a grande estrela da noite, o pernil de bode assado servido com mel, melaço ou calda de rapadura.

A criação de caprinos é muito comum na região, espécie que chegou no século XVII e se adaptou muito bem devido a sua alimentação com arbustos nativos do sertão, que nem mesmo na época da seca passam perrengue! Não é atoa que essa maravilha é um dos pratos típicos mais concorridos do Natal! Além, é claro, de um bom cuscuz na manteiga de garrafa, do bolo de rolo com queijo do reino e a famosa fatia do céu (ou rabanada).

No centro-oeste brasileiro o frango caipira também está presente na ceia de Natal. Numa versão mais sofisticada, pode ser preparada frango com molho de açafrão-da-terra e pequi cozido na manteiga e servido com paçoca de carne seca.

O pequi, muito conhecido na região, é um fruto de polpa amarela e sabor marcante. Pode até parecer estranho para quem experimenta de primeira, pois para consumi-lo, é preciso cuidado! Segurando com as mãos e raspando a sua polpa, toda cautela é pouca, pois abaixo da carne do fruto, tem vários espinhos!

O sudeste do Brasil recebe influências dos imigrantes europeus, da cultura americana e de cozinhas regionais como a mineira. Por isso, na ceia de Natal os grandes protagonistas são o bacalhau, o peru e também uma bela carne de porco com frutas ou à pururuca!

E falando em suínos, você sabia que no Vale do Piranga, região que inclui a cidade de Ponte Nova-MG, é um modelo nacional de criação de porcos com tecnologia moderna, responsabilidade social e segurança alimentar?

Com influência europeia, italiana, alemã e portuguesa, a região sul do Brasil também comemora a ceia de Natal com pratos diferentes, mas é claro que o bom tempero brasileiro não pode faltar por lá! É muito comum encontrar a carne de cordeiro, paleta de porco assado e claro, uma deliciosa farofa de pinhão, um arroz carreteiro e um delicioso vinho para acompanhar!