Exposição | Utensílios da cozinha brasileira

Vitrine com apetrechos está no Museu da Casa Brasileira.

Exposição | Utensílios da cozinha brasileira

Não tem como falar de gastronomia sem falar de todos os utensílios e equipamentos que usamos na preparação de alimentos. Eles também contam a história da nossa culinária. Por isso, para os apaixonados pela cozinha brasileira podem conferir a vitrine expositiva no Museu da Casa brasileira que conta com apetrechos utilizados desde o século 19, tanto para o processamento de alimentos quanto para o serviço à mesa.

A maneira como os alimentos são apresentados e servidos é parte importante da experiência gastronômica. Ao longo dos séculos, os utensílios (pratos, talheres, recipientes para bebidas, etc.) incorporaram novas formas, materiais, cores e estilos, com o objetivo de tornar o ato da refeição ainda mais prazeroso e prático, além de transmitir sinais de distinção, já que por muito tempo foram restritos a uma camada privilegiada da sociedade.

Ao longo da história da alimentação, foram utilizados equipamentos que revolucionaram o modo de preparo e conservação dos alimentos. Podemos dividir o processamento em dois momentos: antes do advento da eletricidade, com os utensílios artesanais e pré-elétricos movidos pelo esforço humano; e depois, com os utensílios elétricos que contribuíram para diminuir o tempo de preparo dos pratos.

Visitação e informações
Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727 | mcb.org.br