Fernando César e Bento Tibúrcio

Fernando César e Bento Tibúrcio

Quarta-feira – 20/10/2021 a partir das 15h20 no youtube.com/farturabrasil

Durante o período inicial da pandemia Bento Tibúrcio trocou seu contrabaixo de 4 cordas por um de 6 cordas. Ainda no processo de exploração das possibilidades do novo instrumento mudou o tipo de encordoamento e afinação do contrabaixo. Essa pesquisa trouxe uma nova sonoridade ao contrabaixo de 6 cordas, que Bento queria utilizar como solista.

Nesse mesmo período de isolamento social, a possibilidade de tocar junto com outras pessoas estava restrita.

Mas ele tinha em casa seu pai, o chorão Fernando César.

Bento, então mergulhou de cabeça no repertório do Choro. Foi afundo em suas pesquisas, e trouxe diversos Choros, alguns deles pouco conhecidos até mesmo por alguns chorões mais experientes.

Hoje Bento Tibúrcio e Fernando César apresentam o resultado dessa pesquisa e da afinidade de filho e pai, pelo prazer de juntos!!

Fernando César

O violonista Fernando César iniciou sua vida musical em 1981 no Clube do Choro de Brasília apresentando-se pela primeira vez junto com seu pai José Américo e seu irmão Hamilton de Holanda. Logo após os irmãos foram “batizados” como os Dois de Ouro, por Pernambuco do Pandeiro.

Tocou com diversos artistas como Altamiro Carrilho, Raphael Rabello, Armandinho Macedo, Paulinho da Viola, Dino Sete Cordas, Marco Pereira, Hermeto Pascoal, Sivuca, Rildo Hora, Sebastião Tapajós, Paulo Moura, Beth Carvalho, Monarco, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Sombrinha, Heraldo do Monte, Paulo Sérgio Santos, Joel Nascimento, Déo Rian, Carlos Poyares, Raul de Barros, Léo Gandelman, Zé Menezes, Wagner Tiso, Vittor Santos, Henrique Cazes, Turíbio Santos, Carlos Malta, Dominguinhos entre outros.

Já excursionou levando o Choro para diversos países como França, Argélia, Tunísia, Moçambique, África do Sul, Gana, Áustria, Turquia, Uruguai, Israel, Palestina, Haiti, República Dominicana, Suécia, Holanda, Argentina e Colômbia.

Desde 2002 é professor de Violão na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, e de 2004 à 2010 passou a acumular também a função de coordenador da Escola. Em 2020 assumiu novamente a coordenação da Escola.

Bento Tibúrcio

Bento tem 14 anos e desde bebê sempre gostou de explorar instrumentos musicais. Já tocou saxofone, bandolim, contrabaixo acústico e atualmente, mesmo tendo escolhido como instrumento principal o baixo elétrico, ainda desenvolve sua musicalidade explorando o violão de 6 e 7 cordas, o piano e cavaquinho.

Bento, mesmo jovem, já tem a música como sua paixão e profissão.

Formado por uma família de músicos e com um talento de saltar aos olhos já teve a oportunidade de tocar em shows com o seu pai Fernando César, com seus tios Hamilton de Holanda e Rogério Caetano e com outros músicos como: Michael Pipoquinha, Pedro Martins, Pedro Vasconcellos, Ian Coury, Leander Motta, Renato Galvão e outros.