Túllio Araújo convida Daniel Pantuzzo

Sábado – 23/10/2021 a partir das 14h no youtube.com/farturabrasil

Imagine um Pandeiro. O dedão marcando os graves, tapas fazendo os médios e platinelas soando com cymbals. Bem-vindo à ideia de Túlio Araújo.

Mineiro de Passos e residente em Belo Horizonte, é formado em Percussão, Produção Musical e Engenharia de Áudio pela renomada Bituca Universidade de Música Popular. Estudou com alguns dos mais renomados mestres, como o Húngaro Ian Guest, o Cubano Santiago Reyther e o Brasileiro Marcos Suzano. Durante esse tempo, começou a imaginar como seria fundir seu principal instrumento com o universo da improvisação que o Jazz e o Choro possibilitam.

Com 4 álbuns já lançados (Manguêra em 2012, East em 2014, Monduland em 2017 e Quantum em 2019), Araújo já percorreu o país a convite dos mais renomados festivais e, a partir de 2013, iniciou sua carreira internacionais. Já se apresentou em palcos renomadíssimos dos EUA, como o Iridium, Birdland, Blue Note e Mezzrow – em New York – além do California Jazz Conservatory, La Peña Cultural e Red Poppy Art House na California.

Túlio coleciona prêmios importantes em sua carreira. O álbum East já lhe rendeu títulos como finalista do International Songwriters Competition, melhor álbum de jazz pelo Akademia Music Awards e melhor instrumentista pelo site Embrulhador. Seu terceiro trabalho, Monduland, foi destaque na lista dos 50 melhores álbuns do ano de 2017 pelo renomado crítico e jornalista Carlos Calado.

Em 2019 apresentou-se no programa Instrumental Sesc Brasil e fez sua primeira turnê pela Europa, passando por países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Inglaterra, onde apresentou seu último disco, Quantum, além de ministrar workshops em universidades.

2020 e 2021 tem sido, assim como para todos, um grande desafio. Dividindo-se entre aulas, lives e produção de cursos online, Túlio tem se diversificando e conseguindo sobreviver à crise do Covid-19 com inteligência e empreendedorismo. Lançou, no começo de 2021 o single “Ponteio”, com um rearranjo instrumental, de Felipe Vilas Boas, para o clássico de Edu Lobo & Capinam, e prepara-se para lançar seu quinto álbum autoral entitulado “U”, em parceria com o baixista e produtor musical Pedro Gomes.