Esdras Nogueira e Dudu Sete Cordas

Esdras Nogueira e Dudu Sete Cordas

Sábado – 23/10/2021 a partir das 16h no youtube.com/farturabrasil

Esdras Nogueira toca sax barítono e Dudu Sete Cordas, como o próprio nome diz, é conhecido pelo seu violão de sete cordas. Os dois se conhecem há mais de 15 anos, sempre tocaram juntos nas rodas de choro em Brasília, e realizaram diversas outras parcerias na música. Dudu produziu com Esdras o primeiro trabalho solo do saxofonista com composições do mestre Hermeto Pascoal, chamado Capivara.

O trabalho de duo era um desejo dos dois que encontrou espaço para ser realizado no início de 2021, inspirados no antológico álbum de 1992 de Paulo Moura e Raphael Rabello; Dois irmãos ( 1992). “Dois instrumentos aparentemente tão diversos, de timbres e espíritos tão díspares, de origens e linhagens tão analógicas,.., capazes de promover uma união tão surpreendentemente perfeita quanto o mundo dos sons nos permite imaginar”. Baseados nessas palavras de João Máximo escritas na contracapa do álbum surgiu a inspiração para começar o trabalho.

As músicas com o sax barítono e o violão de sete cordas ganharam uma sonoridade única. A improvisação muito presente no jazz e também no choro, cria entre os músicos uma cumplicidade musical que pode ser bem percebida nos três singles que lançaram em 2021. Foram três composições – a primeira, a Rosa, de Pixinguinha, em seguida lançaram mais duas de Pixinguinha com Benedito Lacerda, Seu Lourenço no Vinho com a participação do saxofonista tenor Thiago França, e a terceira, o clássico Um a Zero, com a participação da percussionista Larissa Umaytá.