Festival Fartura Dona Lucinha é sucesso nas cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Programação gastronômica e artística gratuita reuniu cerca de 12 mil pessoas nas duas cidades

Festival Fartura Dona Lucinha é sucesso nas cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

*Imagem de capa: Festival Fartura Dona Lucinha 2023 – Conceição do Mato Dentro – Foto: Jackson Romanelli/Infinito

A 2ª edição do Festival Fartura Dona Lucinha foi sucesso de público reunindo o melhor da produção gastronômica brasileira, produtos de origem, além de atrações musicais e cênicas, ao longo de cinco dias de programação. Nos dias 20 e 21 de maio, a cidade de Serro foi palco da festa, teve como madrinha a renomada chef Cidinha Santiago, e contou com um público de 4,5 mil pessoas, na Praça João Pinheiro. Já entre os dias 26 e 28 de maio, foi a vez de Conceição do Mato Dentro receber o festival que homenageia uma das maiores matriarcas da cozinha mineira, com um público de 7,5 mil pessoas, tendo como madrinha a chef e atriz Carolina Ferraz.

A curadora do Festival Fartura Dona Lucinha, Carolina Daher, revelou que os dois eventos têm personalidades próprias. “No Serro, temos a tradição mineira estampada em cada canto, desde a arquitetura aos cortejos e congados. E isso repercute muito no evento, que se debruça sobre a história da gastronomia mineira. Já Conceição do Mato Dentro é solar, com uma paisagem de tirar o fôlego. Talvez, por isso, o evento ganhe um ar de festa, de celebração. Os moradores realmente abraçam o Fartura. Famílias inteiras ao redor da mesa, crianças brincando… É muito bonito ver que o público entendeu que a festa é deles, feita para eles”, conta a curadora.

“Outro aspecto de destaque na programação foi o trabalho desenvolvido pelos chefs convidados que dialogou com a produção local, incorporando em seus pratos e receitas, os modos de fazer, hábitos alimentares e ingredientes da região”, aponta Guilherme Sânzio, diretor de produção do evento. Ao longo da programação o público pôde conferir de perto chefs preparando suas receitas ao vivo, participar de aulas gratuitas e aprender mais as técnicas e truques de grandes nomes da gastronomia. Também foi possível experimentar pratos selecionados pela curadoria nos estandes e adquirir ingredientes de qualidade produzidos por empreendedores locais.

Fartura Dona Lucinha 2023 – Serro – Foto Camila Riguetti

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura, lideradas pelas curadoras, a jornalista Carolina Daher e a chef Morena Leite, já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

Serro –  A grande estrela da programação foi o Queijo do Serro, presente em várias receitas preparadas pelos chefs que mostraram a versatilidade desse ingrediente que é um dos principais produtos da região. O Serro foi a primeira produtora de queijo artesanal em Minas e a curadoria do festival visou mostrar, tanto para visitantes quanto para a própria população, como ele tem características especiais e únicas, e que pode ser transformado em diferentes receitas.

A chef Cidinha Santiago (Belmiro Braga, MG), madrinha da edição, comandou uma aula no Espaço Conhecimento, da receita do doce “Mineiro de botas”, com banana, queijo e doce de leite, utilizando produtos locais. A programação na cidade do Serro contou com nomes icônicos da cidade, como Dona Mariinha e Seu Pedro, Jéssica Santos e, é claro, Márcia e Elzinha Nunes, filhas de Dona Lucinha. Também participaram, a chef Juliana Ferreira, do Gourmeco (Tiradentes); Sofia Marinho, da Cozinha de Sofia, e Leo Mendes, do Mercado Grano, (Belo Horizonte); e Pedro Barbosa (Paracatu). O chef Felipe Galastro foi quem ficou no comando dos cortes do espaço Brasa e Lenha.

Nos estandes, o prato Isca de fraldinha ao molho de manteiga e alecrim com batata rústica, da chef Jéssica Santos, do restaurante Sabor de Casa (Serro, MG), foi o favorito do público.

Conceição do Mato Dentro – Um dos destaques do Festival Fartura Dona Lucinha em Conceição do Mato Dentro foi o espaço Brasa e Lenha com o chef português Cristóvão Laruça – Caravela, Capitão Leitão e Turi (Belo Horizonte, MG). Dedicado ao preparo direto no fogo, ofereceu diversas opções de pratos com carne de porco, muito apreciada pelos mineiros, com diferentes cortes e formas de preparos, mostrando que ele pode ser feito de diferentes formas além do torresmo e do pururcado. Outra receita surpreendente foi o Ventrecha de Pirarucu com creme de palmito. O Pirarucu é um peixe típico da região da Amazônia, e a ideia foi expandir os sabores e mostrar ao público que existem outras possibilidades a serem exploradas além dos ingredientes típicos no paladar mineiro.

A madrinha da edição, a atriz e chef Carolina Ferraz, ensinou uma receita de Bolo de Milho, no Espaço Conhecimento. Outro ponto alto foi a cozinha ao vivo com o chef João Diamante, do projeto Diamantes na Cozinha (Rio de Janeiro/RJ), que ensinou ao público uma receita de carne de sol, pirão de leite, molho de rapadura e picles de maxixe.

“Ambas as cidades possuem características propícias à realização de um evento como o Festival Fartura, que são: tradições gastronômicas, potencial turístico, poder público e privado interessados na iniciativa. Junto a isso, a expertise da Plataforma Fartura, que atua há tantos anos no setor, só poderia ser um sucesso.”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma.

Fartura Dona Lucinha 2023 – Conceição do Mato Dentro – Foto Jackson Romanelli

Entre outros nomes que participaram do evento estavam Márcia Nunes – Dona Lucinha (Serro, MG); André Paganini – Chico Dedê (Belo Horizonte, MG); Rafael Pires – Mia (Tiradentes, MG); Carol Fadel – Matula (Belo Horizonte, MG); Flávio Trombino – Xapuri (Belo Horizonte, MG); Marina Lopes – Milos Restaurante (Juiz de Fora, MG); Ivo Faria (Instituto Ivo Faria); Lívia Siman (Conceição do Mato Dentro, MG); Rodolfo Mayer – Angabar (Tiradentes, MG); Sônia Kohen – Villa Donna Bistrô (Monte Verde, MG); e Nara Andrade – Mia Confeitaria (Tiradentes, MG). O prato favorito do público nos estandes foi o Torresmo de barriga com chips de jiló, do Chef André Paganini, no estande do Chico Dedê (Belo Horizonte/MG).

O Festival Fartura Dona Lucinha foi realizado pelo Fartura Gastronomia, Arte Projeto, Abrasel e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Serro e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Cemig e Anglo American.