*Imagem de capa: Festival Fartura Dona Lucinha 2023 – Conceição do Mato Dentro – Foto: Jackson Romanelli/Infinito
A 2ª edição do Festival Fartura Dona Lucinha foi sucesso de público reunindo o melhor da produção gastronômica brasileira, produtos de origem, além de atrações musicais e cênicas, ao longo de cinco dias de programação. Nos dias 20 e 21 de maio, a cidade de Serro foi palco da festa, teve como madrinha a renomada chef Cidinha Santiago, e contou com um público de 4,5 mil pessoas, na Praça João Pinheiro. Já entre os dias 26 e 28 de maio, foi a vez de Conceição do Mato Dentro receber o festival que homenageia uma das maiores matriarcas da cozinha mineira, com um público de 7,5 mil pessoas, tendo como madrinha a chef e atriz Carolina Ferraz.
A curadora do Festival Fartura Dona Lucinha, Carolina Daher, revelou que os dois eventos têm personalidades próprias. “No Serro, temos a tradição mineira estampada em cada canto, desde a arquitetura aos cortejos e congados. E isso repercute muito no evento, que se debruça sobre a história da gastronomia mineira. Já Conceição do Mato Dentro é solar, com uma paisagem de tirar o fôlego. Talvez, por isso, o evento ganhe um ar de festa, de celebração. Os moradores realmente abraçam o Fartura. Famílias inteiras ao redor da mesa, crianças brincando… É muito bonito ver que o público entendeu que a festa é deles, feita para eles”, conta a curadora.
“Outro aspecto de destaque na programação foi o trabalho desenvolvido pelos chefs convidados que dialogou com a produção local, incorporando em seus pratos e receitas, os modos de fazer, hábitos alimentares e ingredientes da região”, aponta Guilherme Sânzio, diretor de produção do evento. Ao longo da programação o público pôde conferir de perto chefs preparando suas receitas ao vivo, participar de aulas gratuitas e aprender mais as técnicas e truques de grandes nomes da gastronomia. Também foi possível experimentar pratos selecionados pela curadoria nos estandes e adquirir ingredientes de qualidade produzidos por empreendedores locais.
Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura, lideradas pelas curadoras, a jornalista Carolina Daher e a chef Morena Leite, já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.
Serro – A grande estrela da programação foi o Queijo do Serro, presente em várias receitas preparadas pelos chefs que mostraram a versatilidade desse ingrediente que é um dos principais produtos da região. O Serro foi a primeira produtora de queijo artesanal em Minas e a curadoria do festival visou mostrar, tanto para visitantes quanto para a própria população, como ele tem características especiais e únicas, e que pode ser transformado em diferentes receitas.
A chef Cidinha Santiago (Belmiro Braga, MG), madrinha da edição, comandou uma aula no Espaço Conhecimento, da receita do doce “Mineiro de botas”, com banana, queijo e doce de leite, utilizando produtos locais. A programação na cidade do Serro contou com nomes icônicos da cidade, como Dona Mariinha e Seu Pedro, Jéssica Santos e, é claro, Márcia e Elzinha Nunes, filhas de Dona Lucinha. Também participaram, a chef Juliana Ferreira, do Gourmeco (Tiradentes); Sofia Marinho, da Cozinha de Sofia, e Leo Mendes, do Mercado Grano, (Belo Horizonte); e Pedro Barbosa (Paracatu). O chef Felipe Galastro foi quem ficou no comando dos cortes do espaço Brasa e Lenha.
Nos estandes, o prato Isca de fraldinha ao molho de manteiga e alecrim com batata rústica, da chef Jéssica Santos, do restaurante Sabor de Casa (Serro, MG), foi o favorito do público.
Conceição do Mato Dentro – Um dos destaques do Festival Fartura Dona Lucinha em Conceição do Mato Dentro foi o espaço Brasa e Lenha com o chef português Cristóvão Laruça – Caravela, Capitão Leitão e Turi (Belo Horizonte, MG). Dedicado ao preparo direto no fogo, ofereceu diversas opções de pratos com carne de porco, muito apreciada pelos mineiros, com diferentes cortes e formas de preparos, mostrando que ele pode ser feito de diferentes formas além do torresmo e do pururcado. Outra receita surpreendente foi o Ventrecha de Pirarucu com creme de palmito. O Pirarucu é um peixe típico da região da Amazônia, e a ideia foi expandir os sabores e mostrar ao público que existem outras possibilidades a serem exploradas além dos ingredientes típicos no paladar mineiro.
A madrinha da edição, a atriz e chef Carolina Ferraz, ensinou uma receita de Bolo de Milho, no Espaço Conhecimento. Outro ponto alto foi a cozinha ao vivo com o chef João Diamante, do projeto Diamantes na Cozinha (Rio de Janeiro/RJ), que ensinou ao público uma receita de carne de sol, pirão de leite, molho de rapadura e picles de maxixe.
“Ambas as cidades possuem características propícias à realização de um evento como o Festival Fartura, que são: tradições gastronômicas, potencial turístico, poder público e privado interessados na iniciativa. Junto a isso, a expertise da Plataforma Fartura, que atua há tantos anos no setor, só poderia ser um sucesso.”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma.
Entre outros nomes que participaram do evento estavam Márcia Nunes – Dona Lucinha (Serro, MG); André Paganini – Chico Dedê (Belo Horizonte, MG); Rafael Pires – Mia (Tiradentes, MG); Carol Fadel – Matula (Belo Horizonte, MG); Flávio Trombino – Xapuri (Belo Horizonte, MG); Marina Lopes – Milos Restaurante (Juiz de Fora, MG); Ivo Faria (Instituto Ivo Faria); Lívia Siman (Conceição do Mato Dentro, MG); Rodolfo Mayer – Angabar (Tiradentes, MG); Sônia Kohen – Villa Donna Bistrô (Monte Verde, MG); e Nara Andrade – Mia Confeitaria (Tiradentes, MG). O prato favorito do público nos estandes foi o Torresmo de barriga com chips de jiló, do Chef André Paganini, no estande do Chico Dedê (Belo Horizonte/MG).
O Festival Fartura Dona Lucinha foi realizado pelo Fartura Gastronomia, Arte Projeto, Abrasel e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Serro e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Cemig e Anglo American.