Festival Gastronomia Du Brasil terá a participação de mais de 120 chefs de todos os estados brasileiros

De 16 a 24 de outubro, programação conta com jantares presenciais em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre. Além de mais de 100 atrações online.

Festival Gastronomia Du Brasil terá a participação de mais de 120 chefs de todos os estados brasileiros

Para celebrar a gastronomia brasileira e o início da retomada do setor, o Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil realiza, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil. Entre 16 e 24 de outubro, uma programação híbrida reúne jantares presenciais com 120 chefs de todos os estados brasileiros cozinhando simultaneamente em restaurantes de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza. Além de mais de 100 atrações virtuais com aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas.

“Esta é uma edição ambiciosa para o Projeto Fartura em que, ao mesmo tempo, receberemos 26 chefs de cada estado brasileiro em São Paulo cozinhando com anfitriões paulistas. Nas outras cinco capitais, receberemos chefs de diversas regiões do país que cozinharão com os anfitriões locais de cada cidade E ainda temos a programação online para que qualquer pessoa, em qualquer cidade, possa acompanhar”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor do projeto.

Nomes como Renata Vanzeto, Carla Pernambuco, Onildo Rocha, Mara Salles, Rodrigo Oliveira, João Diamante, Morena Leite, Thiago Castanho, Manu Buffara, André Saburó, Fabricio Lemos, Thomas Troisgros, Pedro Franco, César Santos, e muitos outros estão entre os convidados.

“É a primeira vez que um evento de gastronomia chega a este patamar e estamos orgulhosos de conseguir levar a gastronomia tão longe”, completa Ferraz.

O Festival Fartura Gastronomia Du Brasil é realizado pelo projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, conta com patrocínio da Claro, Gasmig , Stella Artois e Cedro Mineração, copatrocínio de Descubra Ceará + Governo do Ceará, apoio da Unilever Food Solutions, Verdemar, Tônica Antarctica, Wals, Mercadinho São Luiz, parceria cultural do Sesc em Minas, parceria educacional Senac Ceará e Senac em Minas e colaboração de Eco Diagnóstica + Centerlab.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

São Paulo
Os Festivais Fartura em São Paulo sempre foram grandiosos, reunindo atrações de todo o Brasil. Desta vez não será diferente, um representante de cada estado brasileiro desembarca na capital paulista para cozinhar com chefs locais. Serão jantares desenvolvidos a quatro ou seis mãos, promovendo a troca de experiências e sabores. Participam grandes nomes, como:

21/10

  • Renata Vanzeto, do Ema (SP), Millena Barros, do Viella Pizzeria (TO), e Pedro Bagattoli, do Restaurante Catarinense (RO);
  • Carla Pernambuco, do Carlota Bistrô (SP), Onildo Rocha, do Cozinha Roccia (PB) e Martina Caminha, do Chez Martina Bistrô (AM);
  • Mara Salles, do Tordesilhas (SP), Edinho Engel, do Restaurante Manacá (SP) e Izanelda Magalhaes do Jannu’s Bistrô (AC);
  • Alex Sandro da Silva, do Tasca da Esquina (SP) e Cristóvão Laruça, do Caravela (MG).
  • Tassia Magalhães, do Nelita (SP) e Dan Duarte, do Dona Divina (SE);

22/10

  • ALMOÇO – Manuelle Ferraz, do A Baianera (SP) recebe Danilo Dias, do Flor de Vinagreira (MA) e Marcelo Cotrim, do Cotrim Gastronomia (MT).
  • Rodrigo Oliveira, do Balaio (SP), Flavio Trombino, do Xapuri (MG) e João Diamante, do Na minha casa (RJ);
  • Morena Leite, do Capim Santo (SP), Thiago Castanho, do Bayuca (PA), e Manu Buffara, do Manu (PR);
    Luiz Felipe Souza, do Evvai (SP), Dedê Cesco (MS) e Geane Gomes Nunes (AP);
  • Checho Gonzales, do Mescla (SP), Junior Marinho, do Juá (GO), e Alessandro Eller (ES);
    Felipe Schaedler, do Banzeiro (SP), André Saburó, do Quina do Futuro (PE), e Lia Quinderé, da Sucre (CE);
  • Victor Dimitrow, do Peti (SP), Sergio Jucá (AL) e Lira Muller, do Delira Praia (PI);
  • Marcelo Corrêa Bastos, do Lobozó (SP), Marcelo Petrarca, do Bloco C (DF), e Antonio Costaguta, do El Topaddor (RS);
  • Janine Vieira, do Jesuíno Brilhante (SP), Hélio Araújo (RO), Adriana Lucena (RN);

23/10

  • Alberto Mori, Kurâ (SP), Fabricio Lemos, do Origem (BA), e Alysson Muller, do Rosso (SC);

Belo Horizonte

Na capital mineira, foram escolhidos cinco restaurantes que trazem diferentes leituras da gastronomia do estado: Nuuu, Casa da Agnes, O Jardim, Olga Nur e Cozinha de Santo Antônio. Neles, o público poderá experimentar pratos criados com chefs do Recife, Cuiabá, Rio de Janeiro, Pelotas e Belém. São eles:

  • Caio Soter, do O Jardim (MG) e Thomas Troisgros, do Le Blond (RJ);
  • Guilherme Melo, do Nuuu (MG) e Pedro Godoy, do Arvo Restaurante (PE);
  • Agnes Farkasvolgyi, do Casa da Agnes (MG) e Ariani Malouf, do Mahalo (MT);
  • Rodrigo Viana, do Olga Nur (MG) e Márcio Ávila, do Bistrô Pelotence (RS);
  • Ju Duarte, do Cozinha Santo Antônio (MG) e Daniela Martins, do Lá em Casa (PA);

Fortaleza

Enquanto não pode voltar à Praça das Flores com o evento presencial e com a energia que só Fortaleza tem, o Festival Fartura será realizado em cinco restaurantes. Os anfitriões do Ceará recebem grandes nomes de Norte a Sul do país:

  • Ivan Prado, do Mayu (CE) e Pedro Franco, do Tereze (RJ);
  • Marina Araújo, Chamego (CE) e Diogo Sabião, do Niá (RO);
  • Rafael Martins, do Illa Mare (CE) e André Castro, do Authoral (DF);
  • Van Régia, do Culinária da Van (CE) e Artur Dornelles, do Alegrete (RS);
  • Marco Gil, do Mangue Azul (CE) e Américo Piacenza, do Cantina Piacenza (MG);

Brasília

Os nomes da gastronomia que mais se destacaram em Brasília nos últimos anos estão na seleção do Festival Fartura e a troca será imperdível, com chefs que fazem uma cozinha fora do lugar comum. São eles:

  • Marco Espinoza, do Sagrado Mar (DF) e Giovanna Grossi, do Animus Restaurante (SP);
  • Diego Brada, do Conca (DF) e Ricardo Dornelles, do A Firma Bar (RS);
  • Ronny Peterson, do Aroma (DF) e Diego Freire, do Tríade (CE);
  • Thiago Paraíso, do Ouriço (DF) e Deocleciano Brito, (AC);
  • Luiza Jabour, do Almeria (DF) e Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis (MG);

Porto Alegre

Os restaurantes Dry Moments, Capincho, Hashi, Mandarinier e Eat Kitchen serão as bases do Festival Fartura em Porto Alegre e receberão chefs convidados de Tiradentes, Brasília, Rio de Janeiro, Icaraí e Belém. Participam:

  • Vinicius Braun, do Dry Moments (RS) e Rafael Pires, do Mia Restaurante (MG).
  • Marcelo Schambeck, do Capincho (RS) e Gil Guimarães, do Casa Baco (DF).
  • Carlos Kristensen, do Hashi (RS) e Pedro Siqueira, do Puro (RJ).
  • Leonardo Magni, do Mandarinier (RS) e Léo Gonçalves, do Uru (CE);
  • Raphael Dittrich e Gabriela Zilio, do Restaurante Eat Kitchen (RS) e Thyago Guarany, do Mirakuru Street Food (PA).

Belém

O Festival Fartura conta os dias para voltar a receber o público paraense na Estação das Docas. Mas, esta edição também será especial em cinco restaurantes da cidade. O intercâmbio entre chefs promete experiências inesquecíveis. São eles:

  • Roberto Satoshi, do Sushi RO (PA) e Murakami, do Murakami (SP);
  • Saulo Jennings, da Casa do Saulo (PA) e César Santos, do Oficina do Sabor (PE);
  • Paulo Anijar, do Santa Chicória (PA) e Caetano Sobrinho, do Caê (MG);
  • Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (PA) e Ian Baiocchi, do Iz (GO);
  • Nazareno Alves, do Point do Açaí (PA) e Vania Krekniski, do Limoeiro (PR).

FARTURA DE AMOR

As ações solidárias são uma marca registrada do Projeto Fartura. O Fartura de Amor já é consolidado há diversas edições envolvendo chefs, público e a comunidade em prol de causas importantes. Nesta edição, os chef cozinham juntos e as refeições serão doadas a quem mais precisa.

PROGRAMAÇÃO ONLINE
Durante os nove dias de Festival, o site da Plataforma Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento, com grandes shows e diversas atrações cênicas. Confira a seguir a programação:

MERCEARIA FARTURA
A Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores em uma vitrine virtual. São mais de 50 produtores e juntos eles refletem a riqueza da culinária brasileira.

CONHECIMENTO GASTRONÔMICO
A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento. Grandes nomes da gastronomia irão apresentar aulas gratuitas e on-line abordando suas especialidades na cozinha. Além disso, cerca de 20 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis em vídeos curtos, com orientações preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos. Nomes como Agnes Farkasvolgyi, Caio Soter, Ariani Malouf, Adriano Vilhena (Senac) e Mauro de Paula (Senac) dividem suas experiências e receitas.

CULTURA
Gastronomia combina com boa música e momentos de descontração. Para complementar a programação, o evento, que sempre busca incentivar e propagar a cultura, conta com 50 shows musicais, com grandes nomes nacionais e locais, todos online, para serem assistidos pelo público. A programação conta com nomes como Kiko Freitas Trio (Porto Alegre), BB Kramer (São Paulo), Alessandro Penezzi (São Paulo), Cainã Cavalcante (Ceará), Samuel Rocha Quinteto (Fortaleza) e Instrumental Picumã (Porto Alegre). Além disso, serão 18 apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil. A curadoria artística do evento é feita em parceria com o SESC em Minas.