Samuel Rocha Quinteto

Samuel Rocha Quinteto

Terça-feira – 19/10/2021 a partir das 19h20 no youtube.com/farturabrasil

Samuel Rocha é um músico que tem se destacado na cena musical cearense pela sua dedicação ao violão de sete cordas e por suas composições. Sob influência do choro e da música regional, desde os quinze anos de idade, vem consolidando o seu trabalho fortalecendo este segmento.

Uma característica de suas composições é a evidente presença dos elementos essenciais dos estilos musicais que o inspiram, sem perder a dimensão da contemporaneidade e dos seus aspectos subjetivos, referentes às suas vivências e aprendizados. O que contribui para o fortalecimento da sua identidade como artista.

Um de seus projetos atuais é divulgar as suas composições, através do show “Bordando o sete” onde pretende difundir o choro e a música regional, tendo como parceiros, músicos também influenciados por esse gênero.

Idealizador do grupo Murmurando em 2006, no qual ainda permanece e registra em CD do grupo muitas de suas composições, fazendo turnês nacional e internacional, levando a música brasileira para França, Belgica e Holanda. Como compositor, ficou em terceiro lugar no prêmio de música instrumental da Rádio Universitária (FM 107, 9) em 2011 com a música “influência”. Já “Baião para Suzana”, compõe a trilha sonora do curta-metragem “Bumba meu peixe”, produzido pela Associação Mundo Animado das Artes-AMANDA (CE), e premiado na 2a edição do prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura.

Samuel Rocha foi professor de violão e prática em conjunto de Choro no Festival Cordas Ágio e no Festival Mel Chorinho e Cachaça, respectivamente. Assim como, ministrou Master Class de Prática de Choro e Violão 7 cordas no curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral e oficina de violão no Festival de Choro em Lilli, França. No ano de 2017, tocou no festival Choro Jazz em Jericoacoara-CE, ao lado de Jorge Cardoso, Celsinho Silva e Jorge Filho em um show que homenageou Jorginho do Pandeiro. Em 2018, deu um importante passo na sua trajetória como artista, quando idealizou e assumiu a direção musical do festival 100 anos de Jacob do Bandolim e em 2019 do festival 100 anos do Jackson do Pandeiro realizado através de incentivo do Centro Cultural Banco do Nordeste, da cidade de Fortaleza-CE.

Em 2019, Samuel Rocha, com o grupo Murmurando, lançou o CD Assovio do Tiê no 2o Festival de Choro em Lilli na França, onde pode mostrar algumas de suas composições ao público europeu. O Show Samuel Rocha Bordando o Sete vem participando de alguns festivais cearenses, assim como passou no edital SESC sonoridades, difundindo a delicadeza das suas composições ao público cearense. Em 2020, mesmo com as dificuldades do isolamento social devido a pandemia da COVID-19, Samuel Rocha continuou produzindo. Com o seu projeto Samuel Rocha Bordando o Sete passou no edital Dendicasa: Arte de casa para o mundo da SECULT com um show on-line que contempla as suas composições, passeando por vários gêneros musicais.

No ano de 2020, mesmo com as dificuldades do isolamento social devido a pandemia da COVID-19, foi tempo de produção. O projeto Samuel Rocha Bordando o Sete passou no edital Dendicasa: Arte de casa para o mundo da SECULT com um show on-line que contempla as suas composições. Como também participou do Projeto encontros musicais promovido pelo CUCA com formato de show on-line. Estreitando os laços e o distanciamento, Samuel Rocha participou de vários bate-papos on-line, tanto nacionais como internacionais. Destacando o bate-papo com o Clube de Choro de Viena, Clube do Choro de Sidney, assim como, uma maravilhosa conversa com o grande comunicador Ricarte Almeida produtor do Festival de Rico Choro do Maranhão e com o Porto Iracema das Artes, levando as linguagens musical do choro nordestino para o mundo.