Circuito Gastronômico: conheça os restaurantes participantes da 25° edição do Festival Fartura e Gastronomia de Tiradentes

Como é tradição em Tiradentes, durante o Festival, todos os restaurantes da cidade são convidados a integrar a programação e se mobilizam para receber o público, criando pratos exclusivos, menus e receitas especiais.

Circuito Gastronômico: conheça os restaurantes participantes da 25° edição do Festival Fartura e Gastronomia de Tiradentes

Durante os Festivais, Tiradentes inteira respira gastronomia e cultura! Além dos Jantares Especiais (os Festins), os demais restaurantes também são convidados a participarem, oferecendo pratos exclusivos para o Festival. Abaixo, você confere onde e quais as delícias vai poder experimentar em cada um deles.

50 Tons de Malte

O restaurante vai passar a oferecer, em seu cardápio durante o Festival de quarta a sábado, um delicioso bombom de feijoada, recheado com bacon e couve. Acompanha molho de pimenta biquinho/pimenta com maracujá ou pimenta com goiabada. O chef responsável é o Adalberto Carvalho.

Endereço: Rua. Min. Gabriel Passos, 280 A.

Mais informações: (32) 99833-1316 ou pelo Instagram do 50 Tons de Malte.

Alma – Casa Portuguesa

O prato escolhido pelo restaurante Alma para ser servido, exclusivamente durante o Festival, é o Arroz do Mar, feito com polvo, camarão.

Endereço: Rua Resende Costa, 50

Mais informações: (32) 98835-6022 ou pelo Instagram do Alma.

American Burguer

Para os fãs de sanduíche, o American Burguer preparou o Cheese bacon como prato especial: são 150g de blend bovino, pão brioche, molho especial da casa, alface, tomate e bacon. Quem quiser conhecer essa delícia, ela fará parte do cardápio durante o Festival, todos os dias: 19h às 23h e sexta e sábado até às 00h.

Endereço: Rua dos Inconfidentes, 140

Mais informações: (32) 99979-9320 ou pelo Instagram do American Burguer.

Atrás da Matriz

No restaurante Atrás da Matriz comandado por Gustavo Dias e Arlete Santos, você vai poder experimentar o magnífico Bacalhau caipira (posta de bacalhau com purê de banana da terra e castanha do Pará, pimenta de biquinho e couve rasgada). Nos dias 20, 21, 26 e 27 /08 estará disponível durante o almoço a partir das 12h e nos dias 19, 20, 21, 25, 26, 27/08 estará disponível no jantar a partir das 19h. Mesmo nesses dias, o Restaurante estará oferecendo também seu cardápio tradicional.

Endereço: Rua Santíssima Trindade, 201

Mais informações: (32) 3355-2150 ou pelo Instagram do Atrás da Matriz.

Ateliê Gastronômico

Os visitantes da 25° edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes vão poder ter uma experiência completa com um menu exclusivo no Ateliê Gastronômico, pensado para a ocasião.

Entrada: bruschettas pra lembrar de Minas

-Patê de fígado com compota de jiló.

-Frango Caipira com quiabo grelhado.

-Carne de sol com pequi.

Todas no pão de milho.

Intermediário: capeletti de queijo minas meia cura, da caixa d’água na sopa de amendoim com

salsa.

Principal: costelinha de porco na lata, creme de taioba, acompanhada de farofa de milho

com doces de compota e panceta.

Sobremesa: requeijão de corte do vale do jequitinhonha prensado no caju Xerém, frito na

manteiga de leite, servido com melado de cana e sorvete de goiaba.

Endereço: Rua Henrique Diniz, 133, Centro

Mais informações: (32) 98836-8573 ou pelo Instagram do Ateliê Gastronômico.

Bar do Agostinho (São João Del Rei)

No Bar do Agostinho será possível pedir um prato que é tradicional no local desde 1995, o Brochete: 500g de filé mignon grelhado, arroz, fritas, farofa e vinagrete. Deu água na boca, né!? O chef responsável é o Inácio Rodrigues e o prato estará no cardápio de terça a domingo.

Endereço: Rua Alexandre Sbampato, 27

Mais informações: (32) 3372-3907 ou pelo Instagram do Bar do Agostinho.

Beta do Rosário

No Beta do Rosário, o chef Guilherme Valle preparou uma delícia chamada Camarão Uaibeta: arroz cremoso finalizado com bacon, camarão, abacaxi, azeitonas, ceboleti, tomatinhos sweetgrape e cheiro verde, servido com crispy de batata doce em meio abacaxi com trouxinha de camarão e você pode pedir esse prato em todos os dias da 25° edição do Festival.

Endereço: Rua direita 62 A

Mais informações: (35) 99195-1799 ou pelo Instagram do Beta do Rosário.

Boi & Cia

No restaurante Boi & Cia você poderá pedir a Picanha com Mandioca cozida na manteiga(acompanha farofa e vinagrete) em todos os dias do Festival.

Endereço: Rua dos Inconfidentes, 100

Mais informações: (32) 99969-4472 ou pelo Instagram do Boi & Cia.

Caipirão

Se quiser um buffet de comida mineira com churrasco, esta é a proposta do restaurante Caipirão.

Endereço: Rua dos Inconfidentes, 477

Mais informações: (32) 3355-2112 ou pelo Instagram do Restaurante Caipirão.

Chérie 

Para o Festival, o Chérie preparou uma bela opção: Crepe de costelinha de porco marinada na cachaça e ervas frescas assada e desfiada no molho de ora-pro-nóbis e queijo muçarela da roça. O prato estará disponível todos dos dias das 19h às 00h.

Endereço: Rua dos Inconfidentes, 218.

Mais informações: (32) 9855-0236 ou pelo Instagram do Chérie Tiradentes.

Comida e Arte

O restaurante oferece buffet de comida mineira no forno a lenha durante o período do festival, exceto dias 22 e 25 de agosto.

Endereço: Rua Moisés Pinto de Souza, 25

Mais informações: (32) 98417-2036 ou pelo Instagram do Comida e Arte.

Delícias de Tiradentes

Outro restaurante que você vai poder se deliciar com uma boa comida mineira é no Delícias de Tiradentes que tem buffet todos os dias das 11h30 às 16h.

Endereço: Rua São Francisco de Paula, 46

Mais informações: (32) 98812-1197 ou pelo Instagram do Delícias de Tiradentes.

Empório Santo Antônio

Com o comando do chef Alexandre Nascimento, o local vai oferecer um menu completo, de quarta a sexta, para quem quiser experimentar maravilhosos pratos à la carte, tais como: file de Truta defumado, arroz de pato com coxas e sobrecoxa confitada e costela suína no bafo. Aos sábados, domingos e feriados, o restaurante funciona no sistema de buffet.

Endereço: Rua Belica, 133A

Mais informações: (32) 3355-2433 ou pelo Instagram do Empório Santo Antônio.

Espaço FAEMAM 

Toicinho de barriga temperado com especiarias da casa, assado, frito e pururucado, acompanhado de mandioca cozida e finalizada na manteiga de garrafa é o prato especial que estará disponível todos os dias durante o Festival. A chef responsável por essa delícia é a  Helenice Beatriz Damaceno.

Endereço: Rua Direita, 119

Mais informações: (32) 99902-2666 ou pelo Instagram do Espaço FAEMAM.

Espaço Libertastes (São João Del Rei)

O local preparou uma experiência completa para a 25° edição do Festival: Costela Libertastes! São 450 g de costela bovina assada, marinada na cerveja e temperada com malte. Acompanha mandioca cozida com manteiga aromatizada, farofa especial de grão de malte e bacon, vinagrete de banana da terra e arroz branco. A harmonização é com a cerveja Libertastes Oncotô – Wheat Wine – 1ª Cerveja San Joanense premiada em 1°lugar na categoria, no Concurso de Cervejas (CBC) 2022 – premiada em 3°lugar na categoria no Brasil Beer Cup (Florianópolis) 2021. O prato será servido de19 a 28 de agosto, sempre de terça a domingo sob o comando da chef Mariana Provinciali.

Endereço: Av. Oito de Dezembro, 561

Mais informações: (32) 99805-5585 ou pelo Instagram do Espaço Libertastes.

Habanero

O Habanero preparou um menu degustação da cozinha TEX-MEX pra lá de especial, confira:

01-Taco shell crocante com recheio de pulled pork

01- Burrito com tortilha de trigo tostada com nosso frango papri

01 fatia de quesadilha de brisket de carne bovina

(Acompanham nachos crocantes, pico de galo, guacamole, sour creem, salsa picante). Eles também terão opções veganas!

Endereço: Rua dos Inconfidentes, 109

Mais informações: (32) 3355-1385 ou pelo Instagram do Habanero.

Jane’s Apple

A chef Vanessa Carolina Vicente assina a maravilha que você poderá pedir durante os dias de Festival: Maçã Crunch de Grignotines: envolvida por uma camada de caramelo artesanal bem macia, coberta por chocolate belga ao leite com nossos exclusivos grignotines de amêndoas laminadas, castanhas de caju, cranberries e crispearls crocantes no chocolate belga ao leite e meio amargo com um toque de flor de sal.

Endereço: Rua São Francisco de Paula, 48.

Mais informações: (32) 99938-0229 ou pelo Instagram Jane’s Apple.

Jardins S.A.

No restaurante Jardins S.A. o prato que será servido é a Costela de porco com carne de sereno, mandioca frita e manteiga de garrafa (2 pessoas): 800g costela de porco cozida no soud vide e grelhada + 400g de miolo de alcatra cozida no soud vide e grelhada. Acompanha farofa de ovos, molho à campanha, manteiga de garrafa, arroz branco e mandioca frita.

Endereço: Ministro Gabriel Passos, 308

Mais informações: (32) 99107-7423 ou pelo Instagram do Jardins S.A.

Mandalun

O chef  Willian Prezoti preparou um prato bem típico, é o Comida de Buteco – Mineirisse. Vai torresmo de rolo, linguiça, carne de lata, angu branco e amarelo e couve.

Endereço: Largo das Forras, 88

Mais informações: (32) 33552176 ou pelo Instagram do Mandalun.

Mirante Mineiro

O restaurante estará com todo o seu cardápio disponível durante o Festival, mas escolheu um prato para representar o que tem de melhor: Lombo Estrada Real que é composto por um lombo com molho de rapadura, arroz com alho e farofa com ovos. O chef responsável é o João Paulo Neves Pereira. O local funciona de terça a domingo das 11h30 às 20h, com exceção das sextas e sábados que vai até às 21h.

Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, 1120

Mais informações: (32) 99856-5027 ou pelo Instagram do Mirante Mineiro.

Pacco & Bacco

Sob o comando do chef Gustavo Baccarini, o restaurante tem como prato especial para o Festival a Costela de porco com osso assada lentamente, coberta por glacê de goiabada, cama de taioba, purê de queijo e farofa de pipoca e vai ser servido de segunda a sexta no jantar e sábado no almoço e no jantar.

Endereço: Rua Direita, 166

Mais informações: (32) 3355-1136 ou pelo Instagram do Pacco & Bacco.

Padre Toledo

A escolha do restaurante é o prato Risoto de Ora-pro-nóbis acompanhado de Filet mignon suíno e estará disponível no cardápio em todos os dias do Festival com o comando da Chef Fernanda Fonseca.

Endereço: Rua Direita, 202

Mais informações: (32) 3355-2132 ou pelo Instagram do Padre Toledo.

Plataforma do Sabor

Os chefs Wender Garcia e Thaís Lili são os responsáveis pelo Torresmão Plataforma: torresmo à pururuca, linguiça da casa, angu e couve, o prato exclusivo que será servido todos os dias do Festival.

Endereço: Rua Capitão Chaves de Miranda, 182

Mais informações: (32) 98847-7710 ou pelo Instagram do Plataforma do Sabor.

Távola

No Távola, o chef Jhonata Weine é o responsável por essa maravilha da culinária: toucinho de barriga confitado com geleia de frutas vermelhas dadinho de polenta frita com molho gorgonzola que será servido em todos os dias do Festival.

Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, 46

Mais informações: (32) 9 9849-1227 ou pelo Instagram do Távola.

Templário

Quem estiver na cidade durante o Festival pode conferir o prato especial do Templário: barriga de porco assada em água e sal acompanhada de mini moranga recheada com musseline de abóbora e creme de gorgonzola e molho de barbecue de damasco.

Endereço: Largo das Forras, 60

Mais informações: (32) 3355-1197 ou pelo Instagram do Templário.

Via Destra

Sob o comando do chef Rubens Beltrão, o restaurante vai servir o Penne Primavera durante o Festival. Trata-se de um Mezzo Penne Tricolore, com camarões, tomates italianos, ervilhas frescas, salteados em azeite extra virgem e especiarias. Os horários de funcionamento são: terça, quarta e quinta: 19h às 23h, sexta e sábado: 12h às 16h30 e 19h às 23h30 e domingo: 12h às 16h30.

Endereço: Rua Direita, 156

Mais informações: (32) 99999-1220 ou pelo Instagram do Via Destra.

Vovó & Cia

No local, os visitantes da 25° do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes vão poder experimentar uma delícia especial do Vovó & Cia: Prato Vovó (Bacalhau à Lagareiro), que tem 300g bacalhau Gadus Mohua, 300/400g batatas portuguesas, cebolas portuguesas e alho regados no Azeite Português, acompanhados de arroz branco.

Endereço: Largo das Forras, 78

Mais informações: (32) 3355-1535 ou pelo Instagram do Vovó & Cia.