O que a Expedição Fartura encontrou no Mato Grosso e Paraná?

O que a Expedição Fartura encontrou no Mato Grosso e Paraná?

O projeto Fartura – Comidas do Brasil (Expedição Fartura), a maior plataforma de gastronomia do país, tem como missão conectar os elos dessa cadeia e compartilhar conhecimento. E tudo começa com o Expedição Fartura, viagens de pesquisa que já percorreram mais de 77 mil km em todos os estados brasileiros. Em 2019, as viagens voltaram a algumas localidades para se atualizar e aprofundar, por isso, a curadora do projeto Luiza Fecarotta comandou mais uma expedição nos estados de Mato Grosso e Paraná.

“Para montar o roteiro, recebemos dicas preciosas com a chef Ariani Malouf, cujo trabalho, em sintonia com o pilar do Fartura, rompe as bordas de seu restaurante e ajuda a projetar a cozinha mato-grossense para o resto do Brasil. Ela nos deu coordenadas de onde encontrar cozinheiras de comunidades remotas e pudemos acompanhar o preparo de elementos tradicionais cuiabanos como o furrundu, o requeijão pantaneiro e o bolo de arroz.

Entendemos, in loco, que essa cozinha esconde uma riqueza que não se limita aos peixes locais e ainda conserva gestos antigos transmitidos de geração em geração”, pontuou Fecarotta.

A curadora explica que ambos os estados foram visitados pelo Fartura em 2013. “Em nossas pesquisas preliminares, que nos serviram de partida para a montar o roteiro, tivemos a rica contribuição de dicas de chefs cujo trabalho admiramos e acompanhamos há anos”, conclui.

Foram 10 cidades e 4 mil quilômetros percorridos. Fique por dentro do que rolou durante a expedição:

Acompanhe também, pelo nosso canal do Youtube, mais conteúdo sobre esta e as outras expedições realizadas pelo projeto Fartura.