Conheça a história de Dona Lucinha

Saiba mais sobre a trajetória da mulher que dá seu nome ao nosso Festival.

Conheça a história de Dona Lucinha

A biografia de Maria Lúcia Clementino Nunes, a Dona Lucinha que dá nome ao nosso Festival, se mistura com a secular história da culinária mineira. Ela é expoente, embaixadora e mestra desta cultura, que alcançou todas as partes do mundo, ensinando as origens da cozinha de Minas Gerais.

Dona Lucinha nasceu no Serro, teve 11 filhos e muitos netos! Ela foi professora do primário, mas em seu livro “História da Arte da Cozinha Mineira” ela conta que “fez mesmo foi a faculdade da vida”. Foi criando conceitos e certezas a partir da observação, das perguntas sem fim, do respeito e da curiosidade pelos conhecimentos ancestrais, guardados nos hábitos e na memória dos velhos da terra.

Apesar de seu primeiro restaurante ter sido criado em 1990, na capital mineira, Dona Lucinha trabalhou por 40 anos viajando pelo Brasil, em festivais que já levavam a comida do estado para vários cantos do país.

Ao longo de sua vida, aprendeu e ensinou as origens e técnicas ancestrais da cozinha mineira: a raiz afro-indígena e portuguesa que originam a comida caipira. Ela sabia montar fogão de barranco, fogãozinho de guisado, foi uma maestra no forno a lenha e conhecia os mais caseiros truques para levantar o sabor dos pratos e quitutes mineiros que preparava.

Homenagear Dona Lucinha é também homenagear todas as matriarcas da cozinha mineira. Ela tinha a gastronomia como um propósito e esta também é a nossa causa.

O Festival

O Festival Dona Lucinha acontece nos dias 8 e 9 de outubro, na cidade de Serro e, nos dias 15 e 16 de outubro, em Conceição do Mato Dentro com uma estrutura pronta para receber toda a programação gastronômica e artística, tais como:

  • Estandes de Restaurantes de Chefs servindo seus pratos ao longo do dia.
  • Receitas que serão feitas na hora no Cozinha Ao Vivo.
  • No Brasa e Lenha, cortes diversos são preparados direto no fogo.
  • Na Mercearia Fartura, pequenos produtores terão seus produtos à venda.
  • No Espaço Conhecimento, especialistas levam conhecimento prático e teórico ao público.
  • O Fartura de Amor que é a ação social realizada em todas as edições do projeto, com renda revertida a causas sociais.
  • Shows de música e intervenções cênicas animam o evento.

Lembramos que, a entrada para ambos os locais, é gratuita.