Conheça os embaixadores gastronômicos do Itamaraty em Inhotim

O evento acontece dias 29, 30 de abril e 1º de maio com a mediação de Claude Troisgros.

Conheça os embaixadores gastronômicos do Itamaraty em Inhotim

O primeiro do ano, simbolizando a retomada dos eventos presenciais, é inédito: o “Fartura Gastronomia” acontece no Instituto Inhotim, em Brumadinho, dias 29, 30 de abril e 1º de maio.

O evento terá a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Itamaraty: Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado. Com mediação de Claude Troisgros, eles reúnem-se para discutir a internacionalização da gastronomia brasileira e, é claro, cozinhar.

Conheça agora um pouco mais sobre a história desses cinco chefs que estarão representando todas as regiões do Brasil:

Morena Leite – Nordeste

Formada na Le Cordon Bleu de Paris, Morena Leite está à frente do restaurante Capim Santo. Autora de quatro livros, um deles já premiado como melhor livro de cozinha do mundo no quesito inovação, na Suécia, a chef também já recebeu o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela Revista Go Where Gastronomia.

A chef que também é curadora do Fartura Brasil, explica um pouco mais sobre o que vamos encontrar no evento. “Durante o encontro em Inhotim, vamos falar sobre a nossa identidade alimentar, nossas raízes. E de como podemos levar esse importante símbolo cultural, que é a gastronomia, para o mundo sem perder nossas origens. Nosso projeto está baseado em cinco pilares: afeto, inclusão social, diversidade cultural, sustentabilidade e criatividade. Todas as regiões do Brasil se encontram pra mostrar que, apesar das regionalidades, todos nós fazemos comida brasileira.” Completa Morena.

Paulo Machado – Centro-Oeste

À frente do Instituto Paulo Machado, inaugurado em 2010 e com sede em Campo Grande, Paulo se empenha em divulgar a culinária e cultura brasileiras, através de cursos e oficinas ministrados em universidades dentro e fora do Brasil. Viajante nato, o chef já passou por vários países e, desde 2009, realiza um estudo sobre o Pantanal sul-mato-grossense. Em 2015 foi o vencedor do Prêmio Dólmã Nacional. Sobre o festival, ele diz: “Nossa gastronomia é plural, diversa e básica pra existência das identidades regionais, pode e deve ser replicada por cozinheiros do mundo todo, por meio de suas técnicas, pratos e similaridades com outras culturas.”

Saulo Jennings – Norte

Expressivo nome da cozinha Tapajônica, Saulo Jennings é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em comida Paraense. Sua missão é difundir as belezas e delícias da culinária de sua região. Sobre seu trabalho, Saulo relata: “Indígenas, ribeirinhos, quilombolas ou aqueles dos centros urbanos tem na cultura alimentar amazônica um amor em comum que deve ser conservado e muito bem pensando sobre como esses ingredientes chegarão ao futuro.”

Manu Buffara – Sul

A chef paranaense Manu Buffara tem se destacado no cenário nacional entre a nova geração da gastronomia contemporânea. No restaurante Manu, premiado com uma estrela no Guia 4 Rodas, os pratos são capazes de surpreender o visitante com matérias-primas bem brasileiras, que encantam pela técnica, mas também pela simplicidade e sensibilidade. “Quando você assume uma identidade, as histórias são contadas pelo cardápio. Aprendi a ouvir muito, principalmente os produtores. O produto é uma coisa muito importante no processo, pois é deles que saem os pratos. Você tem que olhar além do produto que está ali, ir além do convencional.” Completa a chef.

Janaína Rueda – Sudeste

Nascida e criada no centro de São Paulo, Janaína Rueda, comanda, ao lado de Jefferson Rueda, quatro estabelecimentos na região. Em 2020, Janaína Rueda recebeu o American Express Icon Award, sendo eleita Ícone da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. Em junho de 2021, Janaína Rueda assumiu a presidência do Instituto Brasil a Gosto, fundado em 2006 por Ana Luiza Trajano. A fundação atua promovendo projetos que valorizem os ingredientes nacionais e garantam sua acessibilidade ao consumidor final, sempre trabalhando propostas que representem uma relação do homem com a natureza e reforcem nossa identidade cultural.

O Fartura Gastronomia é apresentado pela Gasmig e tem parceria cultural do Sesc em Minas, parceria educacional do Senac em Minas e apoio da Forno de Minas.