O que são os Jantares Especiais, os famosos Festins?

Acontecem desde a primeira edição do Festival e são o símbolo perfeito da diversidade e riqueza da cozinha brasileira, onde chefs locais cozinham a quatro mãos com chefs convidados de outros estados.

O que são os Jantares Especiais, os famosos Festins?

Os Festins, ou Jantares Especiais, como passaram a ser chamados este ano, com certeza são um dos pontos altos do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Eles acontecem desde a primeira edição do Festival e são o símbolo perfeito da diversidade e riqueza da cozinha brasileira, onde chefs locais cozinham a quatro mãos com chefs convidados de outros estados, ou seja, é o momento que os chefs têm de compartilhar experiências e culturas para inovar na criação dos pratos. O resultado é sempre único e exclusivo de quem participa.

Antigamente eram realizados em salões de pousadas nobres, com porcelanas Schimdt feitas especialmente para esse jantar, móveis de antiquários, taças de cristal, talheres de prata, suplas e candelabros de estanhos da John Sommers, tudo a luz de vela.

A partir de 2014 os festins passaram a acontecer de forma mais integrada com a cidade, em restaurantes do centro histórico, aumentando o número de jantares por fim de semana.

Nesta edição, os festins, almoços e jantares especiais, mantêm a tradição de serem assinados por nomes de relevância nacional em dupla com chefs locais. Oito restaurantes locais serão os anfitriões dos aguardados e concorridos jantares especiais com cozinheiros convidados de diferentes estados. Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes-MG) cozinha com Onildo Rocha, do Notiê e Bar Abaru (SP) e Cozinha Roccia (João Pessoa – PB). Rafael Pires, do Mia (Tiradentes-MG), recebe Fabrício Lemos do Ori e Origem (Salvador – BA), enquanto Beth Beltrão da Viradas do Largo (Tiradentes/MG) divide a cozinha com Caio Soter, do Pacato (Belo Horizonte – MG). Matheus Paratella, do tradicionalíssimo Tragaluz, recebe o chef premiado Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, de São Paulo – grande destaque atual da gastronomia nacional.

Outras parcerias e surpresas nos festins se dão com a união de Alisson Fernandes, do Bistrô Casa Direita (Tiradentes-MG), e Mônica Rangel, do Gosto com Gosto (Visconde de Mauá – RJ); Ricardo Martins, do Uaithai (Tiradentes – MG) e Tássia Magalhães, do Nelita (São Paulo – SP); Melissa Andrade, do Dengo! (Tiradentes – MG) com Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio (Belo Horizonte – MG); e Juliana Ferreira, do Gourmeco (Tiradentes – MG), com Ivo Faria (Belo Horizonte – MG).

Confira aqui, os menus completos dos Jantares Especiais (Festins) da 25° edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes!