A capital do açafrão-da-terra é no coração do Brasil

A capital do açafrão-da-terra é no coração do Brasil

Foi na cidade de Mara Rosa, em Goiás, que surgiu o interesse de estudar as funcionalidades do açafrão-da-terra, ou como também é conhecido, a cúrcuma. É no final da época de chuvas, que o açafrão-da-terra está pronto para a colheita. Constituído por três componentes, a curcumina, óleo resina e amido, a especiaria perde 80% do tamanho quando desidratado.

O açafrão-da-terra pode ser utilizado em forma de rizoma (raiz), que tem o sabor mais acentuado ou seco, em pó. O seu paladar é dominante, por isso, o uso deve ser controlado. É indicado a utilização em carnes e até mesmo, no arroz.

BENEFÍCIOS
Os benefícios nutricionais vários: o componente que dá sua tonalidade, a curcumina, tem potencial antioxidante, anti-inflamatório, redução do nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes, redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, tratamento do mal de Alzheimer e prevenção de câncer.

Aprenda a fazer um arroz de puta rica com cúrcuma clicando aqui.

Veja a descoberta desse ingrediente durante a expedição Fartura:

——
O projeto Fartura – Comidas do Brasil, a maior plataforma de gastronomia do país, tem como missão conectar os elos dessa cadeia e compartilhar conhecimento. E tudo começa com as Expedições Fartura, viagens de pesquisa que já percorreram mais de 77 mil km em todos os estados brasileiros até 2019. São durante as expedições que nossa curadoria gastronômica descobre personagens, histórias e ingredientes por todo o país. Esse conhecimento é compartilhado com o público por meio de vídeos, livros, posts de blog, redes sociais e programetes de rádio.