Refrigerantes do Brasil

Muito mais que os três gigantes do mercado, você sabia que o Brasil possui cerca de 3.500 marcas de refrigerantes, produzidas por 835 fabricantes?

Refrigerantes do Brasil

Com tanta diversidade de sabores e culturas no nosso país, os refrigerantes não ficaram de fora e ganharam os mais diversos sabores nas regiões do país!

Cada cantinho tem sua criação própria, algumas mais populares, outras, desconhecidas, mas com sua própria legião de fãs. Separamos uma lista com alguns pra você conhecer, e quando for possível, até experimentar, anota aí:

Frutty de Abacaxi (Minas Gerais): esse é tradição no sul de Minas, onde fica a fábrica, mas encontramos diversos anúncios online que enviam o amado refri de abacaxi, om uma boa porcentagem do suco da fruta, para qualquer lugar do Brasil.

Guaraná Jesus (Maranhão): o líquido rosa do Guaraná Jesus já é conhecido em uma boa parte do país. A bebida, original do estado do Maranhão, já se faz presente em vários estados e é tão falada, que mesmo quem ainda não teve a oportunidade de experimentar fica ansioso para conhecer. Tem um sabor docinho com um leve toque de cravo e canela, inconfundível.

Cajuína São Geraldo (Ceará): muito além de um refrigerante de caju, a fábrica da Cajuína São Geraldo, tornou-se uma referência cultural da região do Cariri, sendo um local turístico que recebe visitantes de todo o país, desejosos por vivenciar a experiência de conhecer a fabricação dos produtos e degustá-los.

Fabiane Sabor Framboesa (Paraná): o refrigerante promete o sabor doce e marcante da framboesa junto com muita refrescância e faz o maior sucesso no Paraná.

Guaraná Mineiro (Uberlândia): o guaraná Mineiro tem uma longa história. São 55 anos em Uberlândia e é queridinho da população do Triângulo Mineiro.

Cini Gengibirra (Paraná): já imaginou o quanto refrescante pode ser um refrigerante de gengibre? Pois a fabricante Cini do Paraná pensou e o Gengibirra tem seus consumidores fiéis na região.

Mate-Couro (Minas Gerais): uma mistura que dá o que falar, esse refrigerante é produzido com erva mate, chapéu-de-couro e guaraná.

Abacatinho (Minas Gerais): refrigerante de abacate parece uma coisa impossível pra você? Pois em Minas Gerais tem e é sucesso. Até então, este é o único que se tem notícia.

Maçã Don (Ribeirão Preto): a história do refrigerante de maçã, Don, tem muita inovação e o segredo por ele fazer tanto sucesso até hoje. Quando começou a ser fabricado, na década de 60, a maioria das pessoas não tinham geladeira em casa, assim, o empresário resolveu que a bebida seria desenvolvida com pouco gás, justamente para manter o sabor mesmo em temperaturas maiores.

Guaraná Tubaína (Interior de São Paulo): Tubaína é um tipo de refrigerante, tradicionalmente à base de guaraná, com flavorizantes e aromatizantes de tutti-frutti. Apesar de ter muitas opções no mercado, a primeira tubaína foi criada em Piracicaba por José Miguel de Andrade.

Foto: Reprodução

Conhece algum refrigerante inusitado que não está na lista? Deixe nos comentários!