Você sabia que o escorredor de arroz foi inventado por uma brasileira?

Therezinha, criou e patenteou o escorredor nos anos de 1950.

Você sabia que o escorredor de arroz foi inventado por uma brasileira?

Utensílio essencial na cozinha do brasileiro, você sabia que o escorredor de arroz foi criado por uma brasileira? Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich, era cirurgiã dentista e ativa na cozinha. Therezinha, criou e patenteou o escorredor nos anos de 1950, pois não via sentido em utilizar um pote para lavar e outro para escorrer o arroz, além de se entristecer com o desperdício dos grãos que caíam na pia.

Mas daí até ele fazer parte do nosso dia a dia na cozinha teve um caminho. Animada com sua ideia, Therezinha chamou o marido para testar sua obra que foi um sucesso e logo trataram de registrar a invenção, entretanto, ao consultarem suas finanças, descobriram que não tinham capital para fabricá-lo e teve o projeto recusado pela indústria Atma.

Foi quase um ano depois, quando a inventora já tinha quase se esquecido da sua ideia que, ao mostrar o protótipo a Eduardo Rossi, primo de sua mãe e secretário da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que reascendeu a esperança de finalmente colocá-lo no mercado. E de tudo certo! Em seguida, o lavador começou a ser fabricado pelas indústrias Trol. Em 1961, a empresa fabricou milhares de peças em matéria plástica, tal qual a gente conhece o escorredor de arroz hoje em dia.

Foi um sucesso só, haviam filas nos magazines do centro de São Paulo para adquirir o novo utensílio que iria facilitar (e muito) a vida de todo mundo na cozinha, além de ser o item mais vendido da Associação Brasileira e Supermercados (Abras) daquele mesmo ano. Diante de tanto sucesso, Therezinha teve que dividir seu tempo entre a clínica e a administração do seu invento, dando entrevistas e cuidando do montante recebido. Ela teve direito de exclusividade nas vendas até 1978, um total de 17 anos. A própria Therezinha relatou que não sabe o valor exato que recebeu das vendas, mas foi parte importante para a compra de sua luxuosa casa no bairro do Sumaré.

E nós ganhamos um novo utensílio mais prático e que nos ajuda a deixar o arroz soltinho! Obrigada, Therezinha!