O Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, que realiza festivais em todo o país, tem seu ponto de partida em expedições de pesquisa, nas quais curadores vão em busca de ingredientes, produtos, personagens e, principalmente, histórias. E até o dia 7 de novembro, a Expedição Fartura estará no Ceará a fim de dar visibilidade a tradições da gastronomia local.
Em parceria com o Senac Ceará, e sob o comando da curadora Carolina Daher e dos chefs João Lima e Ivan Prado, o objetivo desta viagem é mostrar em âmbito nacional os valores culturais do estado por meio da gastronomia, apresentar os processos produtivos dos ingredientes, dos pratos regionais e contar as histórias dos personagens envolvidos. Todo o processo é registrado em vídeo e se transformará em uma websérie a ser transmitida nos canais digitais do projeto.
“O Ceará tem feito um trabalho muito bonito dentro do resgate e da valorização da gastronomia local, existem vários projetos incentivando este setor. Pra nós é uma honra conhecer produtores que estão fazendo a diferença, realmente, nessa história. Vamos para lugares não tão conhecidos do grande público, uma produção de cogumelos, outra de café e até uma de queijo. Depois vamos até o Cariri contar a história de uma festa cultural e religiosa que acontece lá, a Renovação, que foi muito difundida pelo Padre Cícero. E, é claro, envolve a culinária, os rituais da cozinha, de receber os vizinhos, dividir o alimento. Vamos até uma família que vai contar um pouco sobre como é essa festa e os pratos que ela prepara durante esse período festivo”, conta a curadora Carolina Daher.
Para mostrar a fundo cultura alimentar do Ceará, a Expedição Fartura vai a lugares que mantêm essa tradição e desembarca em Mungulu para conhecer o café do Sítio São Roque; passa pela fazenda Cogumelos Guaramiranga, pra saber mais do shimeji nativo; a parada seguinte é a Quixeramobim, onde visita a produção do Queijo do Tonho. Seguindo viagem, a comitiva vai até Juazeiro do Norte e Santana do Cariri para conhecer a Festa da Renovação.
Os bastidores são mostrados nas redes sociais do Projeto Fartura e, em breve, o público poderá conferir a websérie sobre as descobertas da Expedição Fartura no Ceará.