Conheça mais sobre o Caranguejo-uçá direto do Piauí

Uma das espécies de caranguejos mais comuns encontradas nos manguezais brasileiros.

Conheça mais sobre o Caranguejo-uçá direto do Piauí

O caranguejo-uçá é uma das espécies de caranguejos mais comuns encontradas nos manguezais brasileiros. Possui carapaça azulada e patas arroxeadas cobertas por pelos. O crustáceo vive em tocas cavadas no lamaçal do mangue e, onívoro, alimenta-se de frutos, folhas em decomposição e pequenos insetos. Em Parnaíba, a coleta dele é a principal fonte de renda de inúmeras famílias. Gerôncio, catador de caranguejos, conta que a coleta acontece apenas na maré baixa e fora da época de reprodução das espécies.

Apontando para um charuto grosso que segura entre os dedos, apresenta: “esse é o saci. É a fumaça dele que ajuda a espantar os mosquitos que vivem no mangue. Tem quem prefere cobrir o corpo com lama para se proteger. Eu não. Prefiro dar umas baforadas no saci”, diz. Em seguida, Gerôncio enfia o braço inteiro em uma toca e retira um caranguejo. “Tem que pegar o bicho por trás, para não ser picado”, revela. O catador completa que, após o trabalho no mangue, os caranguejos são entregues a um colega que os vende diariamente nas esquinas do centro de Parnaíba.

Os bares e restaurantes de Parnaíba servem várias opções feitas com o caranguejo-uçá. No Caranguejo Express, há: o caranguejo cozido inteiro servido com farinha e vinagrete; a porção de patinhas à milanesa; e a torta de caranguejo, um tradicional prato parnaibano feito no forno com carne desfiada coberta com ovos batidos, semelhante a uma fritada. produtos & produtores PIAUÍ.