Saiba um pouco mais sobre o feijão-de-corda

O feijão-de-corda, também conhecido como "feijão-caupi", é um dos principais alimentos da cozinha do dia a dia do nordestino e fica ainda melhor com manteiga de garrafa.

Saiba um pouco mais sobre o feijão-de-corda

O feijão-de-corda, também conhecido como “feijão-caupi”, é um dos principais alimentos da cozinha do dia a dia do nordestino. No interior de Sergipe, nota-se a presença de várias plantações dedicadas ao cultivo desse grão, gerando renda para inúmeras famílias.

A origem dele é africana, tendo sido introduzido no Brasil pelo estado da Bahia, em meados do século 16. O cultivo se dá principalmente em regiões semiáridas, por demandar baixa exigência hídrica e solos pouco férteis.

Cleverton Macedo, proprietário do Restaurante Sabor do Sertão, em Canindé do São Francisco, diz que todos os pratos do estabelecimento, como carne de sol grelhada, galeto assado e outros, são guarnecidos com uma porção de feijão-de-corda. “Tem muito cliente, inclusive, que vem ao restaurante só por causa dele”, conta Cleverton. “Para preparar, é fácil: basta cozinhar na pressão e depois temperar com cebola, alho, cominho e coentro”, explica. O empresário diz que muitos ainda gostam de ‘regar o feijão à mesa com um pouco de manteiga de garrafa. “Pra ficar ainda melhor”, conclui.