Risoto de Linguiça

Risoto de Linguiça
Grau de dificuldade
Fácil
Tempo de Preparo
1h
Rendimento
4 porções
ingredientes

2 xícaras de chá de arroz arbóreo

4 colheres de sopa de azeite de oliva

250 g de linguiça Blumenau sem pele cortada em rodelas ou cubos

½ xícara de chá de cebola picada

½ xícara de chá de vinho branco

1 ½ litro de caldo de carne ou de legumes

½ xícara de chá de banana da terra picada em cubos

3 colheres de sopa de castanha do Pará em lascas

½ xícara de parmesão ralado

1 colher de sopa de manteiga gelada e cortada em cubinhos

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1 – Em uma frigideira antiaderente, coloque uma colher de azeite e em seguida as bananas, deixe dourar e reserve.

2 – Em uma panela de fundo grosso, coloque o restante do azeite, acrescente a linguiça, espere que ela fique levemente dourada, acrescente a cebola, refogue por 3 minutos e acrescente o arroz.

3 – Coloque o vinho branco e vá mexendo sempre, até que o liquido seja completamente absorvido pelo arroz. Acrescente sal e pimenta a gosto, lembrando que a linguiça já é salgada.

4 – A partir desse momento vá colocando o caldo de sua preferência concha a concha, lembrando que é necessário esperar que o caldo seja absorvido por completo para então colocar outra concha de caldo.

5 – Quando perceber que o arroz ficou al dente, acrescente os outros ingredientes e mexa rapidamente, caso seja necessário, coloque um pouco mais de caldo para ficar bem cremoso.

6 – Sirva assim que ficar pronto.

Chef Juliana Ferreira
Chef Juliana Ferreira

Adepta de uma estilo gastronômico que mescla referências italianas e mineiras, a chef Juliana Ferreira chegou a se formar em Letras e até dar aula, mas o amor e o prazer que sente ao cozinhar a levou a fazer um curso de gastronomia com duração de 8 meses, em período integral. Terminado o curso foi para a praia cozinhar e viver mais tranquilamente, mas logo que conheceu a Itália, se apaixonou e morou durante seis anos, tempo em que também fez cursos e diversas especializações. De volta ao Brasil, foi em Tiradentes que encontrou o ritmo de vida que estava acostumada e abriu o Gourmeco Ristorante.