Conheça o Sobá diretamente de Mato Grosso do Sul

Prato tradicional do estado tem origem na imigração de japoneses.

Conheça o Sobá diretamente de Mato Grosso do Sul

O sobá, um dos pratos mais populares de Campo Grande, tem origem na imigração de japoneses vindos da província de Okinawa, no início do século 20. Tombado como patrimônio cultural e imaterial do município, consiste em uma espécie de caldo – feito com ossos de porco, shoyu, saquê e gengibre – servido em uma tigela com macarrão, fatias de carne – geralmente porco, mas podendo ser substituído por boi, frango e peixe –, omelete e cebolinha.

O local mais tradicional para prová-lo é a Feira Central, mais conhecida como “feirona”, nas noites de quartas e nos finais de semana. Apesar de a feira agregar centenas de bancas de hortifrutigranjeiros e lojas de artesanato, a principal atração d o lugar são as dezenas de sobarias.

Níria Katsuren é descendente de japoneses e dona da Barraca da Níria. Ela explica que antigamente apenas os imigrantes, de maneira reservada, consumiam o sobá. Com o passar do tempo, os curiosos campo-grandenses quiseram prová-lo e o adoraram. “Hoje, todo mundo na cidade toma o sobá. Ir à feira e pedir uma tigela se tornou programa obrigatório de muitas
famílias no fim de semana”, conta Níria.