Receita de Doce de Abóbora-Gila

Receita de Doce de Abóbora-Gila
Grau de dificuldade
Médio
Tempo de Preparo
2 dias
Rendimento
vários potes de doce
ingredientes

1 Abóbora chila ou gila  

Casca de 1 limão Taiti 

1 pau de canela

Açúcar na mesma quantidade da abóbora

1 colher de sopa de sal

250 ml de água

Modo de Preparo

1 – Pegue a abóbora e jogue-a no chão para quebrá-la. Não utilize faca pois objetos metálicos alteram o sabor da abóbora. 

2 – Após quebrar a abóbora, separe os pedaços com a mão, retire as sementes e as fibras que ficam misturadas as sementes. 

3 – Lave os pedaços de abóbora, ao lavá-la ela soltará uma espuma, repita o processo de lavagem até que a espuma não sai mais. 

4 – Deixe os pedaços de abóbora em uma bacia de plástico com as cascas viradas para cima, cubra com água e deixe de um dia para o outro. 

5 – No dia seguinte, coloque os pedaços de abóbora em uma panela grande e cubra com água, coloque o sal e cozinhe por 40 minutos. 

6 – Escorra a água da abóbora e espere esfriar um pouco, retire a poupa com a ajuda de uma colher, lembrando que não se deve usar nenhum objeto de metal. Escorra a abóbora mais um pouco.

7 – Pese a abóbora e então use a mesma quantidade de açúcar. Exemplo: Se a abóbora depois de cozida e separada da casca pesar 1kg. é essa a quantidade de açúcar que deverá ser usada. 

8 – Em outra panela, coloque o açúcar, os 250 ml. de água, a canela e a casca do limão. Atenção não são raspas e sim a casca inteira. Espere ferver e com uma colher verifique o ponto da calda, quando ela estiver caindo em gotas, este é o ponto correto. 

9 – Acrescente a abóbora, mexa sem parar separando os fios da abóbora, passe a colher no fundo da panela e quando o fundo dela aparecer e demorar a sumir o doce estará pronto.

10 – Coloque em vidros para compota, esses vidros devem ter a tampa de alumínio, cozinhe em banho maria por 35 minutos.