Receita de Maniçoba

Receita de Maniçoba
Grau de dificuldade
Dificil
Tempo de Preparo
7 dias
Rendimento
10 a 15 porções
ingredientes

500 g de toucinho branco

500 g de toucinho defumado

500 g de pé de porco salgado

500 g de orelha de porco salgada

500 g de língua de porco salgada

500 g de rabo de porco salgado

500 g de lombo de porco salgado

500 g de costela de porco salgada

500 g de paio

500 g de chouriço

500 g de linguiça de porco

500 g de bucho de boi

500 g de charque

1 ½ de maniva já moída (folha da mandioca)

Modo de Preparo

1 – Em uma panela grande com bastante água, leve a maniva ao fogo baixo e deixe cozinhar por 72 horas. Durante esse período, mexa a panela por pelo menos três vezes durante a manhã, três vezes a tarde e três a noite. A medida em que a água for diminuindo, coloque mais água e cuide para que o fogo fique o mais baixo possível durante a noite pois ficará cozinhando a noite toda. 

2 – Passadas as 72 horas, coloque na panela da maniva os dois toucinhos inteiros, o branco e o defumado e deixe cozinhar por 24 horas. Cuidando sempre em verificar se a água está secando e diminuindo o fogo durante a noite. 

3 – Enquanto isso, na tarde do quarto dia, coloque o charque e as carnes salgadas de molho para dessalgar. Troque a água quantas vezes julgar necessário até que estejam ideais para o consumo. Paio, linguiça, chouriço e bucho não devem passar por esse processo. 

4 – No quinto dia corte o bucho em cubos e lave bem para retirar o cheiro forte característico dessa carne. Escorra a água das carnes já dessalgadas e corte todas em cubos. 

5 – Coloque todas as carnes e o bucho em uma panela com água e deixe ferver por 30 minutos. 

6 – Em seguida, escorra a água dessas carnes e coloque todas elas na panela da maniva e cozinhe em fogo baixo por 48 horas. Mas nessa etapa o fogo deve ser desligado durante a noite e ligado novamente bem cedo no dia seguinte. 

7 – No sexto dia corte em rodelas o paio, o chouriço e a linguiça e ferva por 15 minutos. Em seguida escorra e acrescente a maniva. Deixe que continue cozinhando em fogo bem baixo durante toda a noite. 

8 – E então no sétimo dia a maniçoba estará pronta.